Formigamento


Tenho profundo respeito por formigas

Olho pro chão

Elas me são motivo de preocupação no meu andar

Imagino a hora do almoço

Imagino formigas reunidas no natal

Penso em formigas ao fim do dia

Elas sentam nas calçadas de suas casas

e contam umas as outras sobre o cansaço da rotina

Ainda assim, formiga sabe obedecer seu caminho

não costuma se desviar

Nunca ouvi formiga se reclamar

Faz seu trabalho em silêncio, mas sabe conversar

Ao sair para o trabalho cumprimenta quem quer que seja pelo caminho

Antes do "vede como crescem os lírios do campo..."

Já havia um "vai ter com a formiga..."

Gosto de formigar, gosto de formigamento

formigamento é uma forma infantil de sentimento

Quando menino eu deixava a perna dobrada por um tempo

só pra sentir formigamento

É quando a gente sente a formiga por dentro

Já tive vontade de nascer num formigueiro

Para mim formiga têm existência própria

As vezes elas olham pra cima,

Mas só quando estão distraídas

Quem sabe elas são cientes dessa minha admiração

Talvez até sejam gratas por esse respeito

Esse respeito profundo que tenho pelas formigas


Comentários

  1. É por essa alma criativa e poética que me reapaixono todos os dias... Um texto simples e de uma profundidade gigantesca... !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.