Reamos!


Tenho o costume de ir buscar meus pacientes na sala de espera na clínica onde atendo. Sinto que existe uma diferença entre ir buscá-los e apenas recebê-los. Por isso eu vou até a sala de espera, os chamo e os acompanho até a sala de atendimento. Uma coisa, no entanto, me chamou atenção em mim mesmo. Percebi que já tem um certo tempo em que adquiri inadvertidamente o hábito de dizer algo sempre que eu os chamo. Notei que depois de dizer o nome da pessoa eu acrescento a seguinte expressão:

"Reamos!"

Logo que me dei conta disso pus me a investigar de onde eu havia tirado essa palavra. Não demorei muito a lembrar que se tratava de uma palavra em latim usada no filme A Paixão de Cristo (2004). Ela é proferida ironicamente por um soldado romano  na cena que retrata uma das quedas de Jesus no percurso rumo ao calvário. 

Trata-se de uma cena muito angustiante porque depois de levar tantos açoites Cristo se desequilibra e por já estar muitíssimo debilitado não consegue nem sequer ficar de pé. Os soldados continuam açoitando-o, mas ao perceberem que ele tinha dificuldades para concluir o restante do trajeto decidem chamar um homem que dentre a multidão para que ajudasse a carregar a cruz. Tratava-se de Simão, o Cirineu. Ele reluta e com muito protesto afirma que não daria nenhum passo sequer se eles continuassem açoitando o condenado.

Nesse momento Cristo se põe de pé com bastante dificuldade e apoia-se na cruz lado a lado com Simão. Os dois se entreolham e daí surge uma das cenas mais constrangedores de todo o filme. A figura de Cristo, o Deus encarnado, completamente decidido a cumprir a vontade do Pai recebe a ajuda de um homem comum, provavelmente um homem negro*.

Depois de terem se ajustado, os dois olham para frente e eis que um soldado romano lhes sussurra em um tom ironicamente "educado":

-Andiamo?

E, logo após...

-Reamos (pronunciado sem o "s").

Não sou expert em italiano, mas sei que ambas as expressões se remetem a ideia do convite ou à ordem: "Vamos!!" 

Acho agora muito intrigante, embora pertinente o uso que faço dessa expressão para os meus pacientes. Pois o que é a clínica psicológica senão uma via dolorosa que conduz à crucificação de muitas questões relativas à existência, sem a qual é impossível viver novamente. Ali, no cume do Gólgota está tanto a assunção grotesca da finitude pessoal como também o primeiro passo em direção à ressurreição. A clínica é um lugar de desenvolvimento de novos modos de viver, mas para isso é necessário que muita coisa seja crucificada e sepultada. O Calvário é um lugar de vergonha, pois ali é preciso se desnudar e assumir quem se é.  

É bem clara a distinção que existe aqui entre a clínica e o evangelho. A clínica não pode salvar quem quer que seja (e não é esta a sua função). Mas com certeza ela é, por vezes, uma via dolorosa necessária à própria saúde mental. Nela existem muitas quedas, açoites, cuspes, espinhos, chutes e toda sorte de coisa necessária a todo aquele que decidi curar suas feridas interiores. Ao mesmo tempo, nunca estamos ali sozinhos tratando de questões íntimas, existe sempre uma multidão de vozes e olhares estranhos ou familiares cercando aquele que "carrega a cruz". Muitas vezes, vencer a multidão é mais difícil que carregar a cruz.

A pessoa do psicólogo é a mais peculiar possível, pois se identifica tanto com a figura do soldado romano quanto com a de Simão, o cirineu. Ora é preciso ser duro e sempre verdadeiro para recordar o caminho que ainda falta percorrer, ora é preciso se colocar ao lado de quem nem sequer consegue ficar de pé, ajudá-lo a se abraçar com a própria cruz, isto é, suas próprias questões e então seguir. "Reamos" é ao mesmo tempo uma expressão de muitos significados. Por vezes ela é uma palavra de incentivo, outras vezes ela é uma palavra de questionamento, outras é um convite, outras é ordem e ainda outras vezes é acolhimento. Reamos é cuidado.

Obs.: Até Cristo recebeu ajuda para levar a cruz, isso não lhe foi um sinal de inferioridade, mas de humildade. A humildade é exigência para quem quer cuidar do próprio espírito e tratar as feridas da alma.


*Ao que tudo indica Simão era um judeu negro, oriundo de uma colônia judaica no norte da África. Sem sombra de dúvidas os aspectos ligados a discriminação racial já eram presentes na época de Jesus, sobretudo no tocante ao povo judeu.

Comentários

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.