O que é Psicologia Selvagem?


Originalmente eu pensei na ideia de uma Psicologia Selvagem quando li pela primeira vez "O Visível e o Invisível", o livro póstumo de Maurice Merleau-Ponty. Ali ele tentava desenvolver uma ontologia fenomenológica do "Espírito Selvagem" e do "Ser Bruto". Pra não ficar chato, o que isso realmente significa?

Significa que aquilo que vivemos, experimentamos e compartilhamos é indivisível. Estive procurando por muito tempo um lugar indivisível, me parece que a escrita é este lugar.

Merleau-Ponty aponta que: 

 "A "resposta" está mais alta que os "fatos", mais baixa que as "essências", no Ser Selvagem onde eles estavam - por trás ou abaixo das clivagens da nossa cultura adquirida - onde permanecem, indivisos"["La «réponse» est plus haut que les «faits», plus bas que les «essences» dans l'Être sauvage où ils étaient indivis, et où, par-derrière ou par-dessous les clivages de notre culture acquise, ils continuent de l'être"] 

(Le visible et l'invisible).

Uma Psicologia Selvagem é, portanto, aquela que nasce da minha própria história de vida, da minha experiência em primeira pessoa tal como indica a o último Husserl. Não posso falar de outra Psicologia senão daquela que vivo.

Infelizmente, o secularismo e o ateísmo se tornaram o caminho da Psicologia moderna, em seu desesperado anseio por emancipação. Ainda que ela tente a tudo conciliar, sob a égide do bio-psico-socio-espirito-cultural, sua lógica subjacente exige a separação de fatos, existência e essência.

Porém tudo que eu faço, tudo que eu tenho e tudo que eu sou, inclusive minha profissão, provém da minha essência e eu não posso negá-la: eu sou criado a imagem e semelhança de Deus. Mais do que isso, sou nova criatura em Cristo Jesus. Essa é a minha essência.

Quero escrever sobre o que vejo, ouço e aprendo de uma forma bruta e íntegra, sem clivagens ou processos de esterilização. Quero falar do Deus que se importa com nossas emoções, com nossos relacionamentos, com nossas feridas, com nossas conquistas, derrotas, medos, sonhos, calafrios, espirros e orgasmos.

Essa Psicologia Selvagem se rende ao Deus não domesticável, conhecido em Nárnia pelo nome de Aslan.

Quer receber meus futuros posts direto no seu e-mail? Basta clicar na raposa.

Neemyas Dos Santos


Comentários

Minha foto
Neemyas Dos Santos
Um pecador salvo pela graça de Deus, marido da Lívia, uma mulher cuja alma é semelhante a um carvalho. Psicólogo e Mestre em Psicologia. Atua como Psicólogo Clínico da Universidade Federal do Maranhão.